A gestação é um período tão intenso e novo na vida de uma mulher e de uma família. Justamente por esse motivo,o ensaio de gestante tem tanta importância: ele é o responsável por eternizar essa fase tão especial e incrível.
Apesar disso, recebemos várias dúvidas de gestantes, então resolvemos fazer esse post para facilitar e assim você já ir se programando com calma, para a tão esperada sessão de fotos!!!
Vamos lá então?
O que é?
O ensaio fotográfico para gestante tem por finalidade registrar o período mágico e aparentemente tão curto do crescimento do seu bebê em todas as etapas da gestação, registrando também a feição e o amor incondicional da mamãe em harmonia com o crescimento do pequeno.
Pode ser feito de duas formas:
* Mensal ou trimestral para registrar a evolução e crescimento do bebê ainda na barriga;
* Próximo ao final da gestação, que é o mais comum de fazer fotografias pelo fato do bebê já estar grande e gerar cliques muito charmosos nas poses especiais para gestantes.
Porque devo fazer?
A chegada de um bebê é uma dádiva esperada com ansiedade, alegria e emoção pelos pais, familiares e amigos.
Por isso, tomar a decisão de fazer um ensaio de gestante e registrar o barrigão lindo que sinaliza o início de uma vida, obra de uma natureza tão brilhante, é hoje tão cogitado pelas mamães e papais.
Este momento tão sublime registra a felicidade que se aproxima e aquele desejo incontrolável de descobrir a cor dos olhinhos, do cabelinho, se é cabeludo ou carequinha! O ensaio de gestante registra que, dar a vida a um ser é indiscutivelmente o momento mais marcante na vida de uma mulher.
Qual melhor época para marcar o ensaio?
O ideal é fazer entre a 28ª e a 33ª semana (7º ou 8º mês de gestação).
Onde algumas gestantes ainda não tem os inchaços e os incômodos do final da gestação. É a fase em que a barriga está mais aparente, empinada e a mamãe ainda não está muito inchada nem com dificuldades para respirar ou andar.
Vale lembrar que a questão do inchaço também depende de cada corpo, há mulheres que, simplesmente, não têm esse problema.
No caso de gravidez de gêmeos, a nossa sugestão é fazer o ensaio entre a 27ª e a 31ª semana.
Evite marcar o ensaio para depois da 33ª semana, deixar pra muito perto do final da gestação, pode correr o risco do bebê nascer antes do esperado e não conseguirmos fazer as fotos.
De qualquer forma, o melhor período é aquele em que sua barriga já está proeminente e que você se sinta confortável, com condições de caminhar e se mover normalmente.
Qual local escolher para fazer as fotos?
Umas das duvidas mais frequentes é onde fazer o ensaio gestante. As opções são diversas, e é importante ressaltar que não há certo ou errado nessa escolha.
Existem 3 opções de locais para realizar o ensaio:
* Pode ser feito ao ar livre
* No estúdio
* Em casa
A escolha do local dependerá muito do estilo das fotos, dos seus desejos e das condições da sua gravidez.
Fotos ao ar livre está sendo o cenário preferido das gestantes. Nesse caso, jardins, praias, parques, entre outros, podem resultar em fotos incríveis. No entanto, é preciso considerar fatores como estação do ano, clima local e até dias chuvosos ou não, entre outros.
Quem faz mais o estilo moderna e contemporânea, poderá pensar em ideias diferentes, como galpões industriais abandonados, praças com paredes grafitadas, parque de diversões etc.
O ensaio em estúdio pode seguir um estilo mais atemporal, íntimo e despojado com lingeries ou até mesmo mais clássico. Mas isso vai depender de cada gestante e é muito importante que seu estilo seja respeitado já que estaremos fotografando sua essência.
Há ainda uma terceira opção que vem sendo bastante utilizada: fazer as fotos na própria casa da gestante, em um estilo mais livre. Também chamado de fotografia lifestyle.
A grande vantagem desse ensaio é poder guardar como recordação imagens do quartinho do bebê, das roupinhas do enxoval, dos cuidados da decoração e da ansiedade de toda a família para a chegada do novo membro.
Qual roupa usar?
O conforto deve sempre ser considerado no ensaio gestante. Isso significa optar por roupas que valorizem o corpo da grávida, especialmente a barriga, mas não sejam apertadas ou desconfortáveis.
Boas opções são as roupas justas que valorizam o barrigão, além de vestidos soltos e esvoaçantes. Se caso for usar calça, opte por calças confortáveis. Camisas de botão também são excelentes opções já que dá para deixar a barriga à mostra.
Também é interessante que busquem roupas atemporais, ou seja, aqueles que não são marcados por um modismo passageiro.
Leve de 2 a 3 trocas de roupas. Muitas trocas podem te deixar cansada e isso acaba quebrando o clima do ensaio.
Considere a paleta de cores do seu ensaio na hora de escolher as roupas. Ornar as cores das peças com o cenário deixa tudo muito mais harmonioso.
Mas no caso de dúvidas, as cores neutras (branco, preto, cinza, nude, etc) e os tons pastéis sempre são uma boa escolha.
Ideias de peças que você pode usar:
* Vestidos longos (Maxi vestidos);* Cropped;* Ciganinha;* Saia longa;* Saia midi;* Pantalona;* Rendas;O que devo levar?
Existem alguns detalhes que vão ajudar a compor o cenário que cabem a você providenciar e levar. Sapatinhos, bichinhos de pelúcia que já estão esperando por ele, a roupinha que será usada na saída da maternidade, letras que formam o nome etc.
A ideia é que a mamãe interaja com esses objetos durante o ensaio gestante, fazendo com que as fotos fiquem ainda mais intimistas e personalizadas.
E quando rever as fotografias mais adiante, terá registrado cada detalhe que foi escolhido com muito carinho para a chegada do seu pequeno (a).
Sozinha ou acompanhada?
A escolha será totalmente sua. Você pode optar por fazer um álbum apenas seu e do bebê ou incluir outras pessoas importantes nesse momento.
O importante é que essas fotos reflitam esse momento e tragam à tona suas sensações, ajudando a recontar, depois de anos, como foi a sua gravidez.
Quem pode participar do ensaio?
Se você quiser adicionar uma dose extra de emoção, poderá incluir uma ou outra pessoa que seja especial nesse momento ou mostrar como está a ansiedade de outros membros da família para a chegada do bebê, como os irmãos ou os animais de estimação.
Mas a participação deles pedem dois cuidados. O primeiro é o visual, que deve complementar o seu, mas nunca sobressair ou se destacar.
Para isso, as roupas escolhidas para que eles usem no ensaio gestante devem ter cores neutras, e as peças devem ir ao encontro do que eles estão acostumados a usar, para garantir a naturalidade e a espontaneidade.
Preciso saber poses especificas para o ensaio?
Essa é uma das principais preocupações das grávidas. E não existe nenhuma “cartilha” do que pode ou não ser feito, tudo dependerá do momento e do perfil da grávida.
As gestantes precisam expressar emoções nas fotos, para comunicar através de detalhes, sorrisos, gestos e olhares a mensagem que a foto está passando.
Para isso, vamos dirigir o ensaio para deixar você bem a vontade e não mecanizada como um objeto . Pois nosso objetivo desse ensaio gestante é expressar sensações que vão além da imagem.